A Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo

No lugar que chegou a ser o maior presídio da América Latina, o Carandiru, localizado na Zona Norte de São Paulo- com cerca de 8.000 condenados, e foco de constantes rebeliões e fugas, foi inaugurada a Biblioteca de São Paulo.

O novo espaço cultural da cidade paulistana ocupa um pavilhão de 4.257 m2, fugindo do estereótipo da Biblioteca Convencional austera, sendo um local publico ultra-moderno- possuindo cerca de 30 mil itens para consultas, tais como livros, DVDs, CDs, revistas, revistas em quadrinhos e jornais.

Com alta tecnologia, disponibiliza literatura e as mídias Internet, Televisão, Música e Jogos. Pólo irradiador da excelência em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

A Biblioteca foi pensada com o objetivo de incentivar a leitura, e presentemente é um centro de treinamento para todas as Bibliotecas Municipais do Estado de São Paulo. Atualmente recebe cerca de 800 pessoas diariamente.

População tem acesso a rede wireless

Cerca de 100 computadores, equipados com fones de ouvido, telas widescreen, acesso a internet e recursos multimídia estão disponíveis para uso público, nas áreas para crianças, de 4 a 11 anos, jovens de 12 a 17 e adultos. Usuários cadastrados na Biblioteca que queiram utilizar notebooks, podem acessar a rede wireless disponível para acesso a intranet local e a internet.

Também estão disponíveis sete Kindles, pequenos aparelhos desenvolvidos nos Estados Unidos para a leitura de livros, jornais e outras mídias digitais.

Na Biblioteca de São Paulo o frequentador vai encontrar livros expostos pela capa, sem pretensão didática ou de erudição, os mais procurados e os lançamentos recentes. O local pretende ser uma Biblioteca que chama o público para ler, com a disponibilização de revistas Claudia, Capricho e Caras, por exemplo.

A proposta da BSP é utilizar recursos concorrentes do Livro, como a Internet, a Música e o DVD, atraindo o interesse pela leitura.

No térreo há um auditório para palestras e eventos e uma área coberta com tendas, com café e espaço para apresentações. A Biblioteca ainda dispõe de equipamentos de última geração, como o terminal de auto-atendimento, permitindo ao usuário liberar o empréstimo de livros sozinho.

Há a preocupação com a acessibilidade para portadores de deficiências físicas, existindo elevador, impressora em braile e software que lê em voz alta. Tudo isto a serviço da comunidade.

Website: http://bibliotecadesaopaulo.org.br/
Endereço: Parque da Juventude – Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana, CEP 02030-100 – São Paulo – SP
Fone: +55 (11) 2089 0800

Fonte: Revista Voz – Informativo Trimestral TecVoz – Ano 3 – Número 6


Não deixe de acessar www.protecnos.com.br – nossa importante Empresa Coligada fornecedora de equipamentos.

Deixe uma resposta